quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Geração Y/globalizada/milenium

A gente está vivendo um tempo onde a linguagem eclesiástica está sendo posta em xeque. Creio ser importante a produção de material em massa para internet em nossos blogs, sites e redes sociais. Percebo ser fundamental repensarmos a linguagem de nossas reuniões para que a gente consiga “falar" de maneira compreensível para essa nova geração.
Mas bem no fim das contas, percebo que tudo, toda essa loucura de mudança de gerações, do individualismo e da febre das redes sociais se convergem para o mesmo ponto: carência!
O garoto de hoje se enfia em redes sociais na expectativa de suprir essa forte necessidade, mas essa sensação de descontentamento nunca irá embora, pois toda carência só pode ser satisfeita com uma coisa, relacionamento! E não é com zilhares de pessoas no facebook, mas com quem a gente foi feito pra nos relacionarmos, Deus!
Nós fomos feitos com um único e grande propósito, nos relacionarmos com Deus e quando a pessoa experimenta essa verdade, fazer parte das redes sociais se torna apenas uma maneira de manifestar sua própria existência na qual ela já encontrou seu verdadeiro sentido. 3994717636_a207769a20
Cleber

4 comentários:

  1. Parabéns pelo tamanho do texto, pequeno gafanhoto!
    Ao falar sobre esse assunto de gerações confesso que teimo em considerar o aspecto dos relacionamentos desvinculado da questão das estratégias de comunicação. Faço isso por dois motivos básicos: Em primeiro lugar, acredito que sejam assuntos vastos o suficiente para serem abordados individualmente; em segundo lugar, porque não me interresso pelo primeiro da mesma forma que me interesso pelo segundo.
    Sem querer culpar A ou B, acho que isso tem muita influência do contexto em que estou inserido, afinal, qual a relevância de relacionamentos para alguém que não tem tempo nem para si mesmo?
    Imagino que toda essa discussão sobre a relevância dos meios de comunicação poderia ser aplicada também à relevância dos relacionamentos.
    E, se chegarem a um consenso, me avisem! Terei muito interesse em resgatar o valor da minha vida em sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Massa ver que todo mundo tá ainda mais pilhado depois de sexta-feira. Vejo um projeto grande pela frente!

    ResponderExcluir
  3. Disse tudo Cleber!! :)
    O incrivel é ver que essa 'carência' não é apenas de jovens que estão fora das igrejas!!!...
    A falta de um relacionamento VERDADEIRO com Deus faz com que apelemos às redes sociais... - Frustração!

    ResponderExcluir
  4. Vou no embalo do Gabriel: parabéns pelo tamanho do texto! Falar sobre isso em poucas palavras de forma tão ampla, não é nada fácil. A proposta do relacionamento com Deus é algo de uma essencia simples mesmo: Relacione-se com Deus e você tem tudo. Relacione-se com o tudo, sem Deus, e vc não tem nada. Dois caminhos, um simples, outro bem mais complicado. E dentro dos meios de comunicação existentes e de todo esse movimento "free" de recursos digitais é possível estar fazendo alguns redirecionamentos contra o próprio sistema. Penso que dentro da missão integral é necessária também uma comunicação integral. "Comunicação" é um termo muito atrelado ao termo da propaganda e do marketing, mas no contexto cristão, o verbo comunicar tem muito mais a ver com se relacionar. De repente, a oportunidade para ensinar jovens o valor do relacionamento com Deus e com as pessoas, começa exatamente pela pequena janela das suas almas: o seu perfil de facebook. Subvertamos!

    ResponderExcluir