terça-feira, 28 de abril de 2009

Reinos em Conflito

No próximo final de semana estarei trabalhando como preletor e animador de um retiro para adolescentes. Gostaria de compartilhar aqui uma das palestras que serão feitas nessa ocasião.
Em Mateus 8 v28-34 Jesus aparece em uma cena, no mínimo interessante.
Jesus desce do barco e dois endemoninhados vão falar com Ele e lhe dizem: "Que querem conosco Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do devido tempo?"
Mas que interessante! Jesus acaba de pisar em terra firme e mal se dá conta do que tá acontecendo alí, mas esses dois, provavelmente muito incomodados com Jesus, vão tirar satisfação com Ele.
Não é estranho? Jesus nem falou nada e os dois o abordam reclamando que Ele está alí! Mas que incômodo todo é esse que Jesus provoca? Olhe o v31. "Os demônios imploravam a Jesus: 'Se nos expulsas...'" Mas espera aí, no texto não diz que Jesus os expulsa. Jesus não tinha feito nada nesse sentido até então!
Trata-se de um conflito claro entre dois reinos e a chegada do Reino da Luz, causa total desconforto ao reino das trevas a ponto dos agentes desse reino ficarem agitados e incomodados. Ambos não podem compartilhar do mesmo espaço.
Penso que Jesus, homem cheio do Espírito Santo, era tão cheio de Deus que sua simples presença afrontava o reino das trevas.
Se a proposta para nós é sermos cheio de Deus, que isso se reflita ao nosso redor! Que sejamos tão cheios de Deus que o reino das trevas se incomode com a nossa presença para que não aconteça conosco como os filhos de Ceva (Atos 19 v14-16) que ao tentar expulsar demônios em nome de Jesus, ouviram do próprio demônio: "Jesus eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário